sexta-feira, 10 de junho de 2011

ONDE ESTÃO OS ALUNOS PERDIDOS PELA REDE MUNICIPAL?


A observação dos dados acima traz à tona algumas situações preocupantes.

A primeira é que os anos finais do Ensino Fundamental do Município perderam um total de 389 alunos entre 2009 e 2010. Conforme a primeira parte da tabela, em 2009, eram 874 alunos e o número caiu para 485, em 2010.

Por outro lado, entre 2009 e 2010, as matrículas para os anos finais na escola estadual subiu de 90 para 245, um acréscimo de 155 alunos.

Aí surge a segunda situação preocupante: diminuíram 389 alunos na rede municipal, mas só aumentaram 155 na escola estadual. Faltam 234 alunos para chegar a 389. Para onde foram estes alunos?

Há a possibilidade de eles terem migrado para a rede privada, dentro ou fora do munícípio. Mas, dentro do município não ficaram, uma vez que as matriculas para os anos finais na rede privada caíram de 14 para 10 entre 2009 e 2010, dados que não estão na tabela acima, mas que podem ser confirmados na página de consulta do censo escolar.

Então, é provável que tenham saído para a rede privada fora do município. E a situação serve de alerta, pois a maior parte dos alunos matriculados na rede privada de Assú usa transporte pago com recursos do município de Alto do Rodrigues para chegar às escolas onde estudam.

Assim, os recursos municipais estão sendo usados para promover o ensino privado do munícípio de Assú.

Mas sabemos que não chega a 234 o número de alunos que estuda na rede privada fora do município. Conforme dados da Secretaria Municipal de Educação, em 2011, são apenas 81 alunos. Fica uma diferença de 153 matrículas, que ninguém aonde foram.

Então, é provável que tenha ocorrido uma falha considerável no Censo Escolar de 2009, fazendo com que um número grande de alunos da rede municípal não fosse informado na contagem do censo.

A situação serve de alerta para os diretores das escolas, para a Secretaria Municipal de Educação e para o Conselho do FUNDEB, que são responsáveis pela precisão dos dados dos censos escolares.

Maiores informações a respeito dos alunos matriculados na rede privada dentro e fora de Alto do Rodrigues ficam para a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário