quarta-feira, 8 de junho de 2011

EVOLUÇÃO DAS MATRÍCULAS EM ALTO DO RODRIGUES


O gráfico acima mostra a evolução da quantidade de matrículas nas redes de ensino municipal, estadual e privada de Alto do Rodrigues. A linha de cima do gráfico mostra a evolução do total de alunos matriculados em escolas localizadas no municipio.

O que chama a atenção, primeiramente, é a queda da quantidade de alunos da rede municipal a partir de 2005. Tal fenômeno, obviamente, está relacionado com a transferência dos alunos do ensino médio da rede municipal para a rede estadual.

De todo modo, a quantidade de matrículas na rede municipal mantém uma tendência de queda, chegando, em  2010, ao menor número desde 1999: precisamente, 2066 alunos.

Por outro lado, os dados não mostram um aumento significado da quantidade de matrículas nas redes estadual e privada. Isso indica uma evasão de alunos para a rede privada de fora do município (Assú) e para os IFRNs de Ipanguaçu e de Macau.

Certamente, os dados servem de alerta para que o município avalie a qualidade da educação oferecida, com vistas a aumentar a satisfação da sociedade local com a rede municipal de ensino.

A situação atual é que as famílias que possuem condições econômicas de matricular e manter os filhos na rede particular observam que a aprendizagem deles nas escolas privadas parece melhor do que nas escolas municipais. Mas, às vezes, apenas parece melhor.

Nossa responsabilidade é que as escolas da rede municipal venham a oferecer um ensino, não aparentemente melhor que o de outras redes, e, sim, realmente bom.

Nos próximos dias faremos uma comparação entre as matrículas para o ensino fundamental na rede municipal e as matrículas na rede estadual e analisaremos a migração de alunos da primeira para a segunda rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário